Tintas a óleo
MINHA HISTÓRIA

Laerte Tavares, nasceu em 23 de janeiro de 1968, na cidade de Colatina – ES.

Aos dezoito anos, após concluir os estudos de nível médio, ingressou no Seminário estudando filosofia e teologia.

Em 1989 desligou-se da Ordem Passionista, mudando-se para os Estados Unidos da América, onde iniciou a sua formação artística autodidata, freqüentando  ateliers e escolas de Arte Livre. Na volta ao Brasil, dedicou-se ao ensino de filosofia para o nível médio. Paralelamente, continuou investindo em sua formação artística.

Graduou-se em filosofia e Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente, pinta temas abstratos, marinas (destacando-se a Procissão de São Pedro) e florais – apaixonado pelos copos de leite, que lhe valeram a série “Deleite” e a série “Flores do Campo”.

Desde 1995 tem participado de mostras de arte – individuais e coletivas, além, de pintar painéis em altares de Igrejas – destaque para  a Igreja de Sant’Ana em Marechal Floriano, afresco de 50 metros no Altar Mor e cenários de programas de televisão.

Suas obras, bastantes presentes em lares capixabas, de outros Estados e também outros Países, podem ser apreciadas no acervo da Câmara dos Deputados – Brasília - DF, Caixa Econômica Federal – CEF – agência Vila Velha - ES, da Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo – na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), na biblioteca municipal de Oliveira do Norte – Portugal, entre outros.

Possui várias premiações por seu trabalho, é Artista catalogado no dicionário Julio Louzada – o maior catálogo de artes do Brasil e participante dos mais importantes catálogos de arte do País, sempre como convidado. Recebeu uma elogiosa crítica de Silvia Meira (Curadora e Crítica de arte do MASP – Museu de arte de São Paulo). Recentemente teve o honrado convite de ilustrar a capa do livro de Poesias do Francês Dr. Alain Saens, Reitor da Universidade Del Norte.

Há vinte e cinco anos expõe permanentemente seus trabalhos em Atelier próprio, situado em Manguinhos, Serra-ES onde também ministra curso de desenho e pintura para iniciantes e profissionais (aperfeiçoamento técnico) além de cursos de cerâmica utilitária e artística, bem como, orienta Workshops em outros Estados. No ano de 1999 ministrou a disciplina de Filosofia nos cursos de graduação em Administração e Direito, da União de Escolas de Ensino Superior Capixaba – UNESC. Também nesse ano iniciou o curso de graduação em Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo e logo após Inicia o mestrado em Ciência da Educação  escrevendo o livro – “Manual de Pintura Acadêmica”.

Foi presidente do SINDIAPPES (Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Estado do Espírito Santo. Durante seu mandato criou a exposição anual VITÓRIA EM ARTE, hoje a maior exibição de arte capixaba no ES tendo mais de 10 exposições, acontecendo sempre em homenagem à fundação da cidade de Vitória – ES.


Em 2005 volta a lecionar filosofia para o 3º Grau a convite da diretoria da faculdade FABRA (Faculdade Brasileira) – UNESC (Centro Universitário do Espírito Santo) e DOCTUM (Rede de Ensino)

Atualmente continua lecionando Filosofia e Arte para a graduação, pós-graduação e em seu próprio atelier em Manguinhos na Serra e em  - Vila velha ( Praia da Costa).  Mantendo sua atitude de mesclar Arte, Educação, subjetividade e Sustentabilidade.

© 2021 Laerty Tavares 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

(27)  99943-3984